Disciplinas

Disciplina 01: PCM na indústria 4.0
Carga horária: 48 h
Ementa: Conceitos de Planejamento e Controle de manutenção na indústria 4.0.  Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva e Preditiva. Definição de PCM. Função do PCM no setor de manutenção. Endereçamento de máquina (TAG), mapeamento de processo, geração, emissão e acompanhamento de ordens de serviço (OS) e Planos de Manutenção (PM´s preventiva e preditiva). Planejamento e Execução de Paradas. Análises de estratégias técnicas, sobretudo métodos de execução, para redução do tempo do caminho crítico e, consequentemente, duração da Parada.  Gestão de manutenção para Smart Factory . Planejamento remoto (Cloud computing e Data Analytics). Atividades de Manutenção executadas na NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações. Realidade aumentada aplicada na análise de falhas.
Disciplina 02: Fundamentos de SSMA e Gestão da Qualidade na Indústria 4.0
Carga Horária: 30 h
Ementa: Definição de Acidente de Trabalho. Segurança, do Trabalho, Qualidade e a Indústria 4.0. Ergonomia do Trabalho e Doenças ou Lesões. Causas de Acidentes: Negligência, Imprudência e Imperícia. Riscos Físicos, Mecânicos, Químicos, Biológicos e Ergonômicos. Ações seguras voltadas às NRs: NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI; NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; NR 13 – Caldeiras; Vasos de Pressão e Tubulações; NR 25 – Resíduos Industriais; NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados; NR 35 – Trabalho em Altura. Introdução à Gestão da Qualidade Industrial. Conceitos da qualidade e suas dimensões. Ferramentas da Qualidade Aplicadas a Manutenção. Sistema HAZOP. Documentação, implementação e certificação ISO, legislação aplicada e portaria reguladoras de Conselhos Regionais – CREAs. Panorama e aplicação dos 5S ao ambiente industrial. Riscos e Impactos Ambientais na Manutenção Industrial. ISO 14000 e Legislação Ambiental aplicada a Manutenção Industrial. Gerenciamento, Armazenamento e Transporte de Resíduos Gerados pela Manutenção industrial.
Disciplina 03: TPM na indústria 4.0
Carga Horária: 30 h
Ementa: Evolução dos sistemas produtivos. Evolução dos sistemas de Manutenção. Os oito Pilares da Manutenção Produtiva Total. Passos para implantação da TPM. Etapas para implantação da Manutenção Autônoma. Desafios dos gestores da TPM. Auditorias do sistema TPM. Adaptação do conceito da metodologia TPM na indústria 4.0
Disciplina 04: Lean Thinking e Maintenance na Indústria 4.0
Carga Horária: 24 h
Ementa: Gestão industrial na quarta revolução industrial. Conceitos elementares e histórico Lean; Princípios e pilares do pensamento Lean; Fundamentação do Lean Thinking; Avaliação dos Processos e Identificação de Desperdícios; Lean x Indústria 4.0; Ferramentas Lean aplicadas a gestão de manutenção industrial (Lean Maintenance).
Disciplina 05: Ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas na tomada de decisão de problemas industriais
Carga Horária: 48 h
Ementa: Modelagem matemática para tomada de decisão. Programação linear: solução gráfica, método simplex, teoria da dualidade e análise de sensibilidade; implementação computacional; estudos de caso de problemas da indústria. Conceito de heurísticas e estudos de caso de problemas da indústria. Conceito de Metaheurística e estudos de caso de problemas da indústria. Métodos Decisórios Multicritérios(MCDM). Machine Learning (ML) e Redes Neurais Artificiais: princípios de funcionamento e treinamento dos principais modelos de aprendizado. Implementação dos modelos matemáticos decisórios em Phyton. Estudos de caso de problemas na indústria implementando algoritmos para predição de variáveis em problemas de classificação e regressão.
Disciplina 06: Automação para Indústria 4.0
Carga Horária: 40 h
Ementa: Conectividade e Integração de Sistemas. Inteligência Artificial. Machine to Machine (M2M). Análise de Sistemas em Tempo Real, Planejamento Remoto (Big Data Analytics e Cloud Computing). Manufatura Aditiva, Robótica, Realidade Aumentada. Conceito de Gêmeo digital (digital twin). IOT e suas principais ferramentas e conceitos de automação utilizados na indústria 4.0. Sensoriamento: Introdução aos sensores, seleção e característica de sensores para gerenciamento dos parâmetros operacionais dos ativos e discretização de tempo e amplitude.
Disciplina 07: Psicologia Aplicada na Gestão Industrial
Carga Horária: 30 h
Ementa: Princípios básicos de neurociência aplicada a psicologia e aspectos comportamentais. Introdução a aspectos de avaliação psicossociais de NRs 33 e 35 (Espaço confinado e Trabalhos em altura). Resolução de conflitos. Desenvolvimento de carreira. Técnicas de feedback e comunicação não violenta. Abordagem para melhoria do ambiente de trabalho e das relações humanas. Técnicas de acolhimento psicológico. Avaliação de estado de estado mental para prevenção de acidente de trabalho e afastamentos. Técnicas de regulação emocional e estresse. Técnicas para motivação da equipe visando prevenção de doenças mentais, redução de absenteísmo e afastamento do trabalho. Impacto do Burnout no desempenho do processo industrial. Desenvolvimento de SOFT SKILLS  aplicadas a indústria 4.0.
Disciplina 08: Engenharia da Confiabilidade
Carga Horária: 40 h
Ementa: Introdução à Engenharia da Confiabilidade aplicada à Gestão de Ativos.Técnicas para análise de falhas. Análise de Dados de Vida (LDA – Life Data Analysis). Análise dos Modos de Falha, seus Efeitos e sua Criticidade (FMECA – Failure Mode, Effects, and Criticality Analysis).Análise de Causa Raiz (RCA – Root Cause Analysis). Norma MIL-STD-2155 – Failure Reporting, Analysis and Corrective Action Systems. Análise sistêmica da confiabilidade. Diagrama de Blocos de Confiabilidade (RBD -Reliability Block Diagram). Custo do Ciclo de Vida. Análise da Confiabilidade, Disponibilidade e Mantenabilidade (RAM – Reliability, Availability and Maintainability). Conceito de Manutenção centrada na confiabilidade (MCC) e  fases de implantação na indústria. Introdução ao conceito de SMART RCM para aplicação industrial.
Disciplina 09: Custos e análise de investimentos para ativos industriais – ISO 55000
Carga Horária: 30 h
Ementa: Apresentar os conceitos de engenharia econômica com aplicações industriais, capacitando o(a) aluno(a) em gerenciar os custos na manutenção e análise de depreciação dos ativos industriais para estruturar proposta de viabilidade econômica de troca e/ou reforma.
Disciplina 10: Confiabilidade Humana
Carga Horária: 40 h
Ementa: Conceitos e definições relacionados à análise da confiabilidade humana (HRA – Human Reliability Analysis) . Aspectos sensoriais e cognitivos relacionados à confiabilidade humana. Relação homem-máquina. Análise de Risco considerando a Performance Humana.  Construção da análise de risco por Árvore de Falhas (FTA – Fault Tree Analysis). Técnicas de modelagem da confiabilidade humana para quantificação.  Estratégias para redução dos riscos de falha humana nas tarefas de manutenção. Seleção de Procedimentos . Método para identificação de Pontos Críticos. Aplicações quantitativas da Confiabilidade Humana. Modelagem cognitiva e simulação probabilística dinâmica. Impacto da Confiabilidade Humana na indústria 4.0.