Disciplinas

Disciplina 01: PCM na indústria 4.0
Carga horária: 40 h
Ementa: Conceitos de Planejamento e Controle de manutenção na indústria 4.0. Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva e Preditiva. Definição de PCM. Função do PCM no setor de manutenção. Endereçamento de máquina (TAG), mapeamento de processo, geração, emissão e acompanhamento de ordens de serviço (OS) e Planos de Manutenção (PM´s preventiva e preditiva). Planejamento e Execução de Paradas. Análises de estratégias técnicas, sobretudo métodos de execução, para redução do tempo do caminho crítico e, consequentemente, duração da Parada. Gestão de manutenção para Smart Factory. Planejamento remoto (cloud computing e Data Analytics).
Disciplina 02: Fundamentos de Segurança do Trabalho, Gestão da Qualidade e Gestão de Resíduos na Indústria 4.0
Carga Horária: 24 h
Ementa: Definição de Acidente de Trabalho. Segurança, do Trabalho, Qualidade e a Indústria 4.0. Ergonomia do Trabalho e Doenças ou Lesões. Causas de Acidentes: Negligência, Imprudência e Imperícia. Riscos Físicos, Mecânicos, Químicos, Biológicos e Ergonômicos. Ações seguras voltadas às NRs: NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI; NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; NR 13 – Caldeiras; Vasos de Pressão e Tubulações; NR 25 – Resíduos Industriais; NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados; NR 35 – Trabalho em Altura. Introdução à Gestão da Qualidade Industrial. Conceitos da qualidade e suas dimensões. Ferramentas da Qualidade Aplicadas a Manutenção. Sistema HAZOP. Documentação, implementação e certificação ISO, legislação aplicada e portaria reguladoras de Conselhos Regionais – CREAs. Panorama e aplicação dos 5S ao ambiente industrial. Riscos e Impactos Ambientais na Manutenção Industrial. ISO 14000 e Legislação Ambiental aplicada a Manutenção Industrial. Gerenciamento, Armazenamento e Transporte de Resíduos Gerados pela Manutenção industrial.
Disciplina 03: Manutenção Produtiva Total (TPM)
Carga Horária: 24 h
Ementa: Evolução dos sistemas produtivos. Evolução dos sistemas de Manutenção. Os oito Pilares da Manutenção Produtiva Total –TPM. Passos para implantação de TPM. Etapas para implantação da Manutenção Autônoma. Desafios dos gestores da TPM. Auditorias do sistema TPM. Estrutura da TPM para indústria 4.0.
Disciplina 04: Lean Thinking e Lean Maintenance na Indústria 4.0
Carga Horária: 24 h
Ementa: Gestão industrial na quarta revolução industrial. Conceitos elementares e histórico Lean; Princípios e pilares do pensamento Lean; Fundamentação do Lean Thinking; Avaliação dos Processos e Identificação de Desperdícios; Lean x Indústria 4.0; Ferramentas Lean aplicadas a gestão de manutenção industrial (Lean Maintenance).
Disciplina 05: Ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas na tomada de decisão de problemas industriais
Carga Horária: 48 h
Ementa: modelagem matemática para tomada de decisão. Programação linear: solução gráfica, método simplex, teoria da dualidade e análise de sensibilidade; implementação computacional; estudos de caso de problemas da indústria. Conceito de heurísticas e estudos de caso de problemas da indústria. Conceito de Metaheurística e estudos de caso de problemas da indústria.  Redes Neurais Artificiais: princípios de funcionamento e treinamento dos principais modelos de aprendizado; implementação dos modelos em Phyton; estudos de caso de problemas na indústria implementando algoritmos para predição de variáveis em problemas de classificação e regressão.
Disciplina 06: Industrial Internet of Things (IIOT)
Carga Horária: 40 h
Ementa: Conectividade e Integração de Sistemas, Inteligência Artificial, Machine to Machine (M2M), Análise de Sistemas em Tempo Real, Planejamento Remoto (Big Data Analytics e Cloud Computing), Manufatura Aditiva, Robótica.
Disciplina 07: Métodos Decisórios Multicritério (MCDM) utilizados na robustez do processo decisório na manutenção
Carga Horária: 24 h
Ementa: Introdução ao Apoio de Decisão com Múltiplos Critérios. Problemas Multiobjetivo e Multicritério em Modelos de Decisão. Métodos de Normalização. Métodos Decisórios (AHP com AIP, COPRAS, TOPSIS, WPM, SAW, PROMETHEE, entre outros). Introdução a Simulação de Monte Carlo. Ferramentas da Qualidade na Tomada de Decisão. Ferramentas de qualidade, FMEA, confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade associados à métodos multicritério para desenvolvimento de estratégias de gerenciamento. Estudos de caso sobre MCDMs aplicados no processo decisório da manutenção industrial.
Disciplina 08: Automação para Indústria 4.0 e Inovação
Carga Horária: 24 h
Ementa: Conceitos e História da Indústria 4.0. Evolução da indústria 4.0 no Brasil. Noções dos principais componentes da indústria 4.0: Internet das coisas (IOT), Sistemas Cyber Físicos, Computação em nuvem, Manufatura aditiva e Big Data Analytics. Ferramentas AI (Artificial Intelligence) aplicadas em processos industriais.
Disciplina 09: Engenharia da Confiabilidade
Carga Horária: 40 h
Ementa: Conceitos e História da Indústria 4.0. Evolução da indústria 4.0 no Brasil. Noções dos principais componentes da indústria 4.0: Internet das coisas (IOT), Sistemas Cyber Físicos, Computação em nuvem, Manufatura aditiva e Big Data Analytics. Ferramentas AI (Artificial Intelligence) aplicadas em processos industriais.
Disciplina 10: Metodologia Design for Manufaturing and Assembly (DFMA) – Projeto de Desenvolvimento, Manufatura e Montagem de Dispositivos com Foco na Manutenção 4.0
Carga Horária: 24 h
Ementa: Introdução a Manufatura 4.0, Normalização no projeto e manufatura, Metodologia de seleção de materiais, Seleção de processos de manufatura otimizados, Características de projeto de componentes, Reengenharia, Projeto aplicado às atividades de montagem e manutenção industrial.
Disciplina 11: Análise Estrutural de Falha em máquinas, equipamentos e instalações industriais
Carga Horária: 24 h
Ementa: Modos de falha em materiais. Corrosão. Degaste. Fratura. Micro mecanismos de Fratura. Mecânica da Fratura Linear Elástica. Fator de intensidade de tensão. Tenacidade à fratura de materiais (KIc). Fadiga. Propagação de trincas de fadiga – Lei de Paris. Estimativa de vida em fadiga de componentes mecânicos. Falhas por fadiga superficial. NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações. Realidade aumentada na análise de falhas.
Disciplina 12: Custos e análise de investimentos para ativos industriais – ISO 55000
Carga Horária: 24 h
Ementa: Conceitos fundamentais de engenharia econômica. Métodos de análise de investimento. Depreciação e substituição de equipamentos. Abordagem geral dos custos na manutenção Industrial. Análise e gerenciamento dos custos na manutenção industrial. ISO 55000 – Gestão de Ativos. Terceirização de serviços na manutenção.